Comemorações do Centenário de Fernando Távora

Há 100 anos nascia aquele que se tornaria uma figura incontornável da arquitetura portuguesa. Com uma ligação particular ao Norte de Portugal, Fernando Távora nasceu a 25 de agosto de 1923 e, cem anos depois, chega a homenagem que evoca o seu legado.

Cerca de trinta iniciativas vão celebrar durante um ano a vida e obra de uma figura incontornável da arquitetura portuguesa. O arquiteto portuense Fernando Távora (1923-2005), figura indissociável da Escola do Porto e da Arquitetura portuguesa na segunda metade do século XX, nasceu a 25 de agosto de 1923.

Personalidade invulgar e catalisadora, Távora influenciou sucessivas gerações de arquitetos. A maioria das suas obras encontram-se a Norte e foi também aqui, e em Coimbra, enquanto professor nas Universidades do Porto, Minho e Coimbra, que contribuiu para a criação de cursos superiores de Arquitetura.

O centenário do seu nascimento é o mote para um vasto programa de iniciativas – “Távora 100”-, que se prolonga até setembro de 2024, no Porto, Minho e Coimbra, e que evoca, enaltece e pretende eternizar a sua figura e legado, em Portugal e além-fronteiras.

Tendo como núcleo central a exposição itinerante “Fernando Távora. Pensamento Livre”, estão previstos também diversos colóquios, aulas abertas e visitas guiadas a obras de Távora. O programa “Távora 100” agregará igualmente um vasto conjunto de outras iniciativas, organizadas pelas diferentes instituições parceiras, como lançamentos de livros, encontros, workshops e edição de mapas.

O programa de atividades “Távora 100” é uma organização conjunta da Ordem dos Arquitetos (OA), Fundação Marques da Silva (FIMS), Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ) e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Toda a programação pode ser consultada online no site: tavora100.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos