Doação de cruz relicário ao Museu de Alberto Sampaio

A família dos Condes de Margaride doou ao Museu de Alberto Sampaio uma cruz relicário do século XVII, em prata. O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária e assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte.

A família dos Condes de Margaride doou ao Museu de Alberto Sampaio uma cruz relicário do século XVII, em prata. O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária da peça e, também, assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte.

O ato de doação realizou-se precisamente na Casa de Margaride, freguesia de Mesão Frio, Guimarães, entre os familiares e herdeiros de Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes, representados por Francisco Xavier de Barros Cardoso de Menezes, e a diretora do Museu de Alberto Sampaio, Isabel Maria Fernandes. Presente esteve também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária da peça e, também, assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte da família dos Condes de Margaride.

Em causa está uma cruz relicário em prata, decorada com folhagens e flores, com cruz em cristal de rocha sobre seis relíquias sacras. Possui ainda o estojo original de couro, gravado a ferros a seco, e estrutura de madeira revestida a seda no interior.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos