«Arte no Jardim: Monet & Klimt» em Guimarães

A antestreia do espetáculo luminoso “Arte no Jardim: Monet & Klimt” decorre no dia 29 de junho, pelas 21h00, no Jardim do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. A abertura ao público acontece no dia 30 de junho, às 21h30.

Neste Verão, as noites da cidade de Guimarães vão encher-se de luz, música, arte e poesia em movimento através da iniciativa “Arte no Jardim: Monet & Klimt”, o primeiro espetáculo multimédia desenvolvido para o emblemático Museu de Alberto Sampaio. A experiência multissensorial ao ar livre, no jardim, foi concebida pelo ateliê criativo OCUBO em parceria com o Museu de Alberto Sampaio, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direção Regional da Cultural do Norte, e será apresentada em antestreia no dia 29 de junho, pelas 21h00, com a abertura ao público a decorrer no dia 30 de junho, às 21h30.

Em exibição até 17 de setembro, a viagem luminosa assume-se como a primeira experiência com a assinatura do ateliê criativo OCUBO, autor de espetáculos como “Spiritus” e “Lisbon Under Stars”, na cidade de Guimarães, e irá coincidir com a iniciativa “Museu à Noite”, do Museu de Alberto Sampaio.

Partindo do legado e do universo do impressionista Claude Monet e do simbolista Gustav Klimt, “Arte no Jardim: Monet & Klimt” mergulha os visitantes, com todos os sentidos, num emotivo momento de contemplação, deslumbramento e introspeção onde, mais do que ver, é possível sentir o movimento do seu traço, a sua obra, as suas influências e o seu génio.

O espetáculo inicia-se com uma homenagem a Claude Monet e ao seu adorado Jardim de Giverny, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, e acompanhando a declamação do poema “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro. Após este momento, a fachada do Museu transforma-se numa tela gigante, com cada detalhe da arquitetura do edifício a dar vida a uma reinterpretação artística do legado impressionista de Claude Monet.

De seguida, terá lugar um tributo original à intimidade e arte romântica de Gustav Klimt e à sua “Árvore da Vida”. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim iluminam-se, enquanto é declamado um excerto do texto do livro “Húmus” de Raul Brandão, referência cultural incontornável da cidade de Guimarães, seguindo-se depois uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo. Os momentos de declamação terão a voz dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.

Esta iniciativa surge no âmbito do aclamado espetáculo imersivo “Impressive Monet & Brilliant Klimt”, que se encontra atualmente em exibição nas Immersivus Gallery Lisboa e Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes.

“Arte no Jardim: Monet & Klimt” estará disponível de terça-feira a domingo, entre as 21h30 e as 23h. Os bilhetes custam 9€ para público em geral e 8€ para residentes da cidade, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos