PRR: Mais 7 Milhões de Euros para o Património a Norte

Reprogramação do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência inclui mais 40 milhões de euros para investir no património cultural. Desse total, mais de 7 milhões de euros destinam-se a intervenções no Património a Norte.

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional. O anúncio foi feito, ontem, pelo Ministro da Cultura, na sessão de apresentação da proposta de reprogramação do PRR para o património cultural, realizada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

A proposta abrange mais 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados pelo país, incluindo as regiões autónomas, que se juntam às 49 intervenções já programadas, pelo que, no total, haverá 78 intervenções no território.

Os imóveis afetos à Direção Regional de Cultura do Norte serão contemplados com um reforço de verba na ordem dos 7 milhões de euros, destinados às seguintes intervenções:

Museu de Lamego – 1,3 milhões de euros

Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) – 700.000 euros

Casa das Artes (Porto) – 850.000 euros

Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta – 1,2 milhões de euros

Igreja Matriz de Vila do Conde – 250.000 euros

Igreja do Mosteiro de Santa Clara (Vila do Conde) – 1,65 milhões de euros

Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia) – 1,2 milhões de euros

Recorde-se que o montante já anteriormente destinado pelo PRR a Intervenções em Bens Culturais Imóveis afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, ascende a um valor global de cerca de 9 milhões de euros, contemplando:

Castelo de Guimarães

Concatedral de Miranda do Douro

Domus Municipalis – Bragança

Igreja de São Miguel

Mosteiro de São Martinho de Tibães

Museu de Alberto Sampaio

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Museu de Lamego

Museu do Abade de Baçal

Museu dos Biscaínhos

Paço dos Duques de Bragança

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal contratou com o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos