«Os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura»

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, participa na conferência complementar à exposição Chiado, Paris, Porto Os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura. Dia 20 abril, pelas 17 horas, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

O Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), no Porto, acolhe uma conferência complementar à exposição de arte contemporânea Chiado, Paris, Porto Os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura, patente no MNSR até 30 de abril.

O programa da conferência permite um conjunto diferenciado de abordagens à obra de Dordio Gomes como artista e pedagogo essencial para a arte portuguesa.

Tem ainda a particularidade de visar determinados arquivos até há pouco tempo inexplorados pela nossa historiografia, mas também enfatizar a importância da incorporação da sua pintura a fresco em determinados lugares do Porto, nomeadamente no antigo café Rialto.

A exposição resulta de uma parceria com a Faculdade de Belas Artes em Granada, Espanha, e reflete a formação de diversas gerações.

Integra obras plásticas contemporâneas de 24 artistas portugueses e estrangeiros inspirados em Manuel Ángeles Ortiz (1895-1984), um dos principais representantes da Escola Espanhola de Paris com um percurso paralelo ao de Dórdio Gomes no meio artístico parisiense do início do século XX.

As apropriações dos artistas, que apresentam peças de pintura, desenho, escultura e gravura, dão, assim, continuidade à mudança artística, pedagógica e estética características de Dórdio Gomes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos