Guimarães: Mercadinho da Duquesa no Paço dos Duques

De 6 a 8 abril, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, acolhe mais uma edição do Mercadinho da Duquesa. Um surpreendente evento de recriação histórica, com diversas atividades. Entrada livre.

A Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães está a organizar mais uma edição do “Mercadinho da Duquesa”, que irá decorrer entre 6 e 8 de abril, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30).

O Mercadinho da Duquesa realiza-se duas vezes por ano, nos periodos da Páscoa e do Natal, no Paço dos Duques.
Nestes dias, os visitantes são surpreendidos por uma viagem ao passado, num evento de recriação histórica, através do comércio, artes, ofícios, divertimentos e sabores.

Entrada livre.

Sobre o Paço dos Duques
O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, foi mandado construir no século XV por D. Afonso, (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves), 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha.

Habitado durante o século XV, assistiu-se nas centúrias seguintes a um progressivo abandono e consequente ruína, motivada por fatores políticos e económicos, que se foi agravando até ao século XX. Entre 1937 e 1959 realizou-se uma ampla e complexa intervenção de requalificação, executada a partir de um projeto do arquiteto Rogério de Azevedo.

Paralelamente, procedeu-se à aquisição do recheio atual, composto por peças de arte datadas, essencialmente, dos séculos XVII e XVIII. Elevado a Monumento Nacional em 1910, ou seja, ainda antes da sua requalificação, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, é atualmente um serviço dependente da Direção Regional de Cultura do Norte e integra o Museu (1º piso), uma ala destinada à Presidência da República (fachada principal, 2º piso) e uma vasta área vocacionada para diversas iniciativas culturais (rés do chão).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos