Candidaturas aos Prémios Regiostars até 31 maio

Já abriu a 16.ª edição do concurso REGIOSTARS Awards para o qual podem candidatar-se os melhores projetos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência e novas abordagens no desenvolvimento regional.

Os prémios REGIOSTARS são organizados, anualmente, pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana, da Comissão Europeia, desde 2008. Visam identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos inovadores financiados pela UE, que podem ser interessantes e inspiradores para outras regiões e gestores de projetos.

A partir de 2023 são introduzidas algumas novidades no concurso. Os projetos passam agora a poder competir em seis categorias, detalhadas abaixo, que permanecerão constantes ao longo dos anos. Ao apresentar soluções a desafios comuns e ao aproveitar as melhores oportunidades, os prémios REGIOSTARS inspiraram regiões a concretizar uma política regional da UE cada vez mais impactante. São incentivadas as candidaturas de regiões comparativamente menos desenvolvidas na Europa e de todas as áreas do programa. 

Objetivo

O objetivo destes prémios é identificar boas práticas, ao nível do desenvolvimento regional, e destacar projetos financiados pela UE que sejam originais, inovadores e que inspirem outras regiões e gestores de projetos.

Destinatários

Todos os projetos que receberam financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) (incluindo Interreg), Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo Social Europeu +, Fundo para uma Transição Justa e qualquer vertente Interreg.

Em termos de períodos de financiamento, os projetos devem reportar-se aos períodos de 2014 a 2020 e de 2021 a 2027 e já concluídos. São bem-vindos os projetos e as iniciativas que combinem os fundos anteriormente mencionados com outros fundos da UE.

Categorias

  • Categoria 1) Uma Europa competitiva e inteligente
  • Categoria 2) Uma Europa verde
  • Categoria 3) Uma Europa conectada
  • Categoria 4) Uma Europa social e inclusiva
  • Categoria 5) Uma Europa mais próxima dos cidadãos
  • Categoria 6) Tópico do ano (Ano Europeu das Competências 2023)

Como participar

As candidaturas devem ser feitas através da plataforma em linha REGIOSTARS, de 27 de fevereiro até 31 de maio de 2023.

Como nos anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista preferido para o Prémio “escolha do público”, de 14 de setembro a 14 de novembro. Todos os vencedores serão anunciados durante a cerimónia de atribuição dos prémios REGIOSTARS, em Ostrava (República Checa), a 16 de novembro de 2023.

Critérios de avaliação

A avaliação dos projetos será feita de acordo com os seguintes critérios:

  • Coesão
  • Impacto
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Cidadãos
  • Transferibilidade

Prémio

  • Todos os finalistas são convidados para a cerimónia de atribuição de prémios e receberão um certificado de participação
  • É atribuído um troféu REGIOSTARS e um certificado do Comissário Europeu para a Política Regional ao vencedor de cada categoria
  • Os vencedores são convidados a apresentar os seus projetos durante a cerimónia de entrega de prémios
  • Os vencedores recebem ainda uma parceria “media#”, no valor de 5.000 euros

Os vencedores das seis categorias terão direito a uma campanha de comunicação local gerida em cooperação com a DG REGIO para promover as atividades premiadas na região.

Vencedores nacionais

2021 – finalista português: “Transporte a pedido“, da Região Centro, Portugal, na categoria “Aumentar a mobilidade verde nas regiões: Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021”.

2020 – Projeto ESA BIC Portugal – Programa de incubação da Agência Espacial Europeia e promoção da economia espacial, na categoria “Transição industrial para uma Europa inteligente”.

2019 – Projeto Ecomare, de Matilde Dias, da Região Centro, Portugal

2008 – Projeto Socorridos Hydroelectric Power Station, de Matilde Dias, Portugal, Madeira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos