Conferência “Vestir os nus. Censura e destruição da arte”

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, acolhe a Conferência “Vestir os nus. Censura e destruição da arte”, pelo Professor Doutor Albertino Gonçalves, seguida da Mesa Redonda “A censura na atualidade”. Dia 18 fevereiro, pelas 17 horas. Entrada livre.

No próximo sábado, 18 de fevereiro, a partir das 17h00, decorre no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa a Conferência “Vestir os nus. Censura e destruição da arte” do Professor Doutor Albertino Gonçalves, seguida da Mesa Redonda “A censura na atualidade”.

Organização
Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade
Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
Margens.Blog

Parceria
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Programa

17h00
Conferência de Albertino Gonçalves – Vestir os nus. Censura e destruição da arte
“A quantidade de obras de arte desaparecidas ao longo da história manifesta-se confrangedora. As sobreviventes constituem apenas uma amostra, por sinal, não representativa: a vulnerabilidade, a exposição à inclemência, é muito variável. A incúria e a censura são seletivas. Esta ausência e esta disparidade desafiam a História da Arte, resignada a contemplar apenas uma parte da criatividade humana, a acessível, na melhor das hipóteses, aquela de que há notícia. A conferência, um mosaico panorâmico ilustrado com casos, exemplos e imagens, convoca algumas das agências, dinâmicas e racionalidades mais paradigmáticas e emblemáticas, ora notórias e institucionais, ora discretas e banais.”

18h00
Mesa Redonda – A censura na atualidade
“Costuma insinuar-se uma propensão para a autoimagem como exceção. A censura seria caraterística de outras culturas e outras eras. O mínimo contato com a realidade desmente esta ilusão. A persistência da censura nos mais diversos mundos e meios de comunicação e expressão justifica que lhe seja dedicada uma mesa redonda. Embora não estejam previstas apresentações individuais, estarão presentes, entre outros, Eduardo Pires de Oliveira, Henrique Barreto Nunes, Isabel Macedo, Jean-Martin Rabot, Manuel Pinto, Maria José Casanova e Moisés de Lemos Martins.”

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos