Livro de narrativas no feminino preserva a memória do Minho

O Museu dos Biscainhos, em Braga, acolhe a apresentação do livro “Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, pela jornalista Laurinda Alves. A iniciativa está marcada para o dia 20 janeiro, pelas 10h30. Entrada livre.

O Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Cávado, Alto Minho e Ave, apresenta, no próximo dia 20 de janeiro, às 10h30, no Museu dos Biscainhos, em Braga, o livro “Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”. A apresentação estará a cargo da jornalista Laurinda Alves.  

A obra reproduz e eterniza os textos que suportaram as conferências promovidas nos últimos dois anos no âmbito do programa “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária”, que percorreu os 24 concelhos do Minho, envolvendo investigadores, especialistas e artistas, contando com uma grande adesão por parte das próprias comunidades.  

Esta iniciativa aprofunda e promove a identidade cultural do Minho, destacando os papéis assumidos pelas mulheres na construção e desenvolvimento da região ao longo do tempo. Apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, gerando um itinerário contemporâneo, portador e congregador de saberes e valores identitários de uma cultura que, mais do que nunca, importa estudar, conhecer e cuidar.  

Assim, o livro espelha a importância desses contributos de diferentes olhares e saberes, dando visibilidade a contextos, realidades, coletivos femininos e personagens que fazem despertar para a preservação desta mesma memória.   

O projeto que deu origem ao livro “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária” está inserido no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos