Finissage EM CONSTRUÇÃO. Projeto fotográfico de Paula Pinto

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, estará no Museu de Lamego, no próximo sábado, dia 12, pelas 15 horas, para assinalar o encerramento da exposição «Em Construção. Projeto fotográfico de Paula Pinto».

No próximo dia 12 de novembro, pelas 15h00, vai ter lugar o encerramento da exposição – Em Construção. Projeto fotográfico de Paula Pinto – destinada a assinalar a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação do edifício, ao abrigo da operação Norte2020, Museu de Lamego, Museu para Todos. Presidirá ao encerramento da exposição a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

Constituída por c. 20 fotografias recolhidas no contexto das obras de reabilitação, que compreenderam a impermeabilização do edifício, através da recuperação integral de coberturas e caixilharias, e a instalação de um elevador, Em Construção remete para o propósito comunicacional de um museu em diálogo com a comunidade, num registo documental e, sobretudo, sentimental de autoria de Paula Pinto, técnica do Museu de Lamego, responsável pela gestão de coleções e conceção de conteúdos gráficos de comunicação e divulgação.

Recorde-se que a inauguração da exposição ocorreu no passado dia 6 de outubro, coincidindo com a reabertura da sala de exposições temporárias do Museu de Lamego, após um período de encerramento, por motivo das obras em curso. Tendo acolhido diversas iniciativas desde a sua reabertura, como sejam a exibição do filme A Corte do Norte, de João Botelho, em sessão especial do 7º Ciclo de Cinema do Museu de Lamego, e Textemunhos – Festival Literário, a sala de exposições manter-se-á de portas abertas ao público, até à reabertura integral do museu, com uma programação regular de exposições e outros eventos de natureza diversa.

Lançamento INTIMIDADE, de Alexandre Sampaio

A sessão de encerramento será seguida da apresentação do livro INTIMIDADE, de Alexandre Sampaio, marcada para as 16h00.

O livro evoca a performance de Alexandre Sampaio, com o mesmo nome, que teve estreia no Museu de Lamego, no Dia Internacional do Museus de 2012, sob o mote Museu num Mundo em Mudanças. Novos Desafios, Novas Inspirações.  Entendida como uma performance de intervenção comunitária em espaços museológicos, que desafia a relação entre iconografia e polissemia, desagregando momentaneamente as narrativas pictóricas e escultóricas de forma a reposicioná-las, e anos mesmos, em contextos de pertença, tanto individual como coletiva (Alexandre Sampaio, Intimidade), Intimidade teve edições posteriores no Museu Nacional Grão Vasco (2015), no Navio-Museu Santo André do Museu Marítimo de Ílhavo (2017), no Solar do Queijo e no Museu do Agricultor e do Queijo de Celorico da Beira (2020). Intimidade, o livro, revisita as várias edições da performance, naquilo que tiveram de envolvimento e partilha com a comunidade. 

Com apresentação do autor, Alexandre Sampaio, e da diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão, a sessão conta com a presença de Cristina Teixeira e Maria Eugénia Pereira Coutinho, participantes da edição de Lamego, para a leitura de alguns excertos.

Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos