Congresso Internacional Termus em Zamora

Dias 7 e 8 de outubro, no Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora), terá lugar o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais. A iniciativa assinala o encerramento deste projeto de cooperação transfronteiriça.

Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito do projeto TERMUS, assinalando o encerramento desta iniciativa de cooperação transfronteiriça, financiada pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

O projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização do Património Material e Imaterial relacionado com a música tradicional e popular do Planalto Mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural.

O Congresso Internacional é uma magnífica oportunidade para promover o debate, a reflexão e a promoção da música tradicional da raia hispano-portuguesa, tendo por objetivo promover o debate e expor as metodologias e técnicas de recolha e levantamento utilizadas, bem como os resultados obtidos ao longo deste trabalho de investigação.

Nos dias 14 e 15 de outubro, o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, em território português, decorre no Miniauditório Municipal de Miranda de Douro.

PROGRAMA (dias 7 e 8 outubro)

Viernes 7 de octubre – Salón de actos Museo Etnográfico

10:00-10:30 Recepción de participantes y entrega de documentación

10:30-11:00 Presentación del proyecto TERMUS. A un lado y otro de la Raya

José Luis Calvo Domínguez (Museo Etnográfico de Castilla y León)

Celina Pinto (Museu da Terra de Miranda. Direção Regional de Cultura Norte)

11:00-11:45 Javier Montes Sánchez y Ángel Páez Ayala. Los instrumentos tradicionales de la Raya: construcción y catalogación

11:45-12:15 Pausa café

12:15-13:00 Mário Correia. (An)danças raianas: “Maridito”, um laço viajante

13:00-13:45 Ricardo Santos. Territórios musicais -Intrumentos e práticas nos ritmos da mudança

17:00-17:45 Julia Andrés Oliveira. El baile charro en la provincia de Zamora: características musicales y rítmicas

17:45-18:30 Enrique de Jesus Fernandes. Técnicas de construcción de palletas y pallones

18:45-19:45 Mesa redonda

Sábado 8 de octubre – Salón de actos Biblioteca Pública

10:00-10:45 Lucía Urones Sánchez. El baile sanabrés como ejemplo de baile tipo suite. Características y análisis musical

10:45-11:30 Emilio Ruiz Trueba. La música de la Raya como representación en el Museo Etnográfico de Castilla y León

11:30-12:00 Pausa café

12:00-12:45 Alberto Jambrina Leal. Kurt Schindler, García Matos y las Alboradas de Trás-os-Montes, Sanabria, Carballeda y Aliste

12:45-13:30 Diogo Silva Araújo. Pauliteiros de Miranda: compreender fenómenos de afirmação identitária e o perigo de un produto folclorístico

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos