Antologia de Poesia de Ângelo de Lima

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, participa hoje, às 16 horas, na Feira do Livro do Porto, na sessão de apresentação da Antologia de Poesia de Ângelo de Lima intitulada "Pára-me de repente o pensamento".

Editado pela Opera Omnia Editora, o livro «Pára-me de repente o pensamento» é uma antologia da Poesia de Ângelo de Lima, poeta natural do Porto.

Foi um dos introdutores do modernismo em Portugal, colaborando inclusivamente na Revista Orpheu, com Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, etc. O título do livro é o verso inicial de um dos seus poemas mais famosos.

Ângelo de Lima nasceu em 1872 no Porto (onde frequentou a Academia de Belas Artes), e morreu em 1921.

Após o regresso de África, onde participou numa expedição militar, começou a revelar sintomas de loucura, o que levaria ao seu internamento no Hospital Conde de Ferreira entre 1894 e 1898. Viveu no Algarve e, em 1901, mudou-se para Lisboa.

Em Dezembro desse ano, foi preso no Teatro D. Amélia, “por proferir obscenidades”, e foi internado no Hospital de Rilhafoles, onde permaneceu até à data da sua morte, em 1921.

Em 1915 foram publicados alguns dos seus poemas no nº 2 da revista Orpheu. Fernando Pessoa referir-se-ia a Ângelo de Lima como um poeta que “não sendo nosso, todavia se tornou nosso”.

A Poesia de Ângelo de Lima tem vindo a ser recuperada por Poetas como Fernando Guimarães e Herberto Helder.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos