Museu da Terra de Miranda muda para antigo Paço Episcopal

Na próxima quarta-feira, dia 27 julho, o Museu da Terra de Miranda irá encerrar portas nas suas atuais instalações passando a funcionar, a partir de 8 agosto, no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro.

A mudança de instalações justifica-se com a intervenção de remodelação do atual edifício, bem como dos edifícios adjacentes, adquiridos para suportar a ampliação do Museu.

O Museu da Terra de Miranda terá assim, ao longo dos próximos anos, uma significativa intervenção no seu edifício, bem como no seu discurso expositivo, dotando-o de uma museografia contemporânea. Não perdendo de vista o seu objetivo de difusão da cultura antropológica local, esta reformulação do seu discurso permitirá afirmar o Museu da Terra de Miranda como uma referência de e para o território.

Em termos de discurso, pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura da região, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

A intervenção a realizar nas atuais instalações do Museu está orçada em cerca de 1,2 Milhões de Euros, com comparticipação do Programa Operacional Norte 2020.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico situado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

O antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro, cujas obras de recuperação e ampliação foram inauguradas em dezembro do ano passado, acolhe já a Estrutura de Acolhimento e Exposição da antiga Sé Catedral de Miranda do Douro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos