Teatro na cozinha do Mosteiro de Tibães

A Companhia de Teatro de Braga estreia amanhã, dia 9 de junho, no Mosteiro de Tibães, a sua 150.ª produção, a peça “A língua em pedaços” do dramaturgo e diretor espanhol Juan Mayorga, com encenação de Ignácio Garcia.

Entre panelas anda Deus, diz uma das mais famosas citações de Santa Teresa de Ávila, a Doutora da Igreja que revolucionou o mundo espiritual do renascimento tardio com a sua visão mística e ascética da fé. Com a humildade e o amor a Deus como centro do seu pensamento, produziu um terramoto ideológico ao denunciar os excessos e luxos fúteis dos conventos, apostando em fundar Casas do Senhor mais austeras e verdadeiramente espirituais. Não é, por isso, casual que A Língua em Pedaços de Juan Mayorga tenha lugar na cozinha da primeira fundação de Santa Teresa. É precisamente aí que um encarregado da Inquisição aparece para a persuadir, coagir e ameaçar com a finalidade de que dissolva o convento, feche a casa e volte à doutrina, à obediência e, em suma, ao redil, ao rebanho submisso. Perante isto, Teresa fará uso de toda a sua fina inteligência, do entusiasmo da sua mensagem e da habilidade retórica para se defender de ataques e ameaças, mantendo-se empenhada na sua fundação e na sua missão.

A proposta de encenação de A Língua em Pedaços na cozinha do Mosteiro de Tibães pretende submergir o espectador no universo espiritual do século XVI ibérico e na sua mística particular através de uma viagem de sensações: a cozinha e os seus aromas, o fumo da lenha misturado no ar com o som afastado das madres entoando as suas orações, a obscuridade conventual à luz da lareira e das velas, e o silêncio em que Deus se introduz nas feridas dos homens, são o território desta criação, na qual o público ocupa o lugar das irmãs do convento esperando a humilde comida. A refeição que Santa Teresa cozinha durante a conversa, as patatas revolconas ou patatas a lo pobre, serão servidas para serem degustadas em silêncio, com a leitura de fundo do evangelho e de passagens sobre a filosofia do amor teresiano, com o intuito de submergir o espectador nesse universo e nesse pensamento transformador onde a comunhão na palavra (a do convento e a do teatro) tem um fim catártico.

“A LINGUA EM PEDAÇOS” de Juan Mayorga
tradução Ana Cris
encenação de Ignácio Garcia
assistente de encenação Rita Machado e Jaqueline Rodrigues
cenografia de José Manuel Castanheira
figurinos de Manuela Bronze
interpretação: Ana Cris e Paulo Pinto. Canto: Iuliia Buzovkina

Terça a Sábado
9 a 22 Julho
21H00
Mosteiro de Tibães

Face à lotação limitada para este espectáculo sugerimos a marcação dos seus lugares através do 253 217 267. Levantamento dos bilhetes na Companhia de Teatro de Braga (Altice Fórum Braga) ou no Mosteiro de Tibães a partir das 20H30 em dia de espectáculo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos