Lançamento editorial e workshop por Gonçalo M. Tavares

No dia 5 de abril pelas 18h30 será lançado, na presença dos artistas, o objeto editorial topo(S)grafia que materializa os conteúdos da ação artística que teve lugar na Torre Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, património da UCP – Braga.

Lançamento

No dia 5 de abril pelas 18h30 será lançado, na presença dos artistas, o objeto editorial topo(S)grafia que materializa os conteúdos da ação artística que teve lugar na Torre Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, património da UCP – Braga, em maio de 2019. Entrada Livre.

Texto original Gonçalo M. Tavares. Conceção e direção Gisela Rebelo de Faria. Direção musical Nuno Aroso. Criação e interpretação musical Nuno Aroso e Henrique Portovedo. Voz Ivo Canelas. Performance Os Espacialistas. Fotografia Daniel Sorrentino. Edição Limina – editores Gisela Rebelo de Faria e Nuno Aroso.

Workshop

Entre as 15h00 e as 18h00 haverá um workshop sobre “Escrita e Imaginação”, orientado por Gonçalo M. Tavares, a partir da sua obra, com uma abordagem de reflexão teórica e prática em torno de conceitos contemplados pela linguagem, pela escrita e pela imaginação.

A inscrição neste curso tem um custo de 25€ e poderá ser formalizada através do e-mail info@limina.pt. No final, será entregue um Certificado de Participação.

Local: Campus Camões – Universidade Católica Portuguesa – Braga, na Aula Nova Professor Doutor Manuel Isidro Alves.

Este evento é organizado pela cooperativa cultural Limina, é cofinanciado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e conta com o apoio e acolhimento da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga.

Conteúdos workshop:

. Erro e criatividade.
. Objetividade e subjetividade. Exercícios
. Racionalidade e irracionalidade.
. O acaso. Exercícios
. Linguagem como base na arte.
. O abstrato e o concreto.
. Pensamento criativo e linguagem.
. Linguagem privada. O que é Noções de linguagem – Wittgenstein. 
– Jogos de linguagem. Exercícios.
– Observação e arte.
– Como descrever um objecto. Como descrever uma acção.
– Reparar – o acto de reparar e a arte. A velocidade da observação.
– Ponto de vista (exercícios a partir de diferentes pontos de vista).
– Escrita e identidade (como a nossa biografia influencia a escrita e aparece nela).

Gonçalo M. Tavares, escritor português, nasceu em 1970. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc. Estão publicados em cerca de quarenta línguas, com edição em 56 países. A sua primeira obra foi publicada em 2001. Em Portugal recebeu os mais importante prémios em Língua Portuguesa entre os quais o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance – “Jerusalém” (Caminho); o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco” com “água, cão, cavalo, cabeça” 2007(Caminho). Prémio Branquinho da Fonseca/Fundação Calouste Gulbenkain com “O Senhor Valéry”, Prémio Revelação APE com “Investigações. Novalis”. O romance “Jerusalém” foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos