Formação sobre o Património Musical Vimaranense

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amiguinhos vão retomar os cursos presenciais. A próxima formação tem como tema o Património Musical Vimaranense e estará a cargo do musicólogo Eduardo Magalhães.

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amiguinhos vão retomar os cursos presenciais, depois de nos últimos meses terem realizado várias formações online devido à pandemia. A próxima formação tem como tema o Património Musical Vimaranense e estará a cargo do musicólogo Eduardo Magalhães.

Destinado a um público indiferenciado, o curso foi pensado para quem goste de música e queira adquirir alguma informação sobre o património musical existente nas instituições vimaranenses, nomeadamente os livros de cantochão, uma das formas mais antigas de canto litúrgico. Será também explorada a iconografia musical presente nas coleções de dois dos mais relevantes espaços museológicos da cidade: o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança.

As sessões decorrerão entre 21 de abril e 19 de maio, uma vez por semana, às quintas-feiras, entre as 18h00 e as 19h30. A participação tem o custo de 75 euros e as inscrições devem ser efetuadas através do e-mail masampaio.celiapontes@culturanorte.gov.pt ou na receção do Museu.

PROGRAMA

1.

– O Património Musical Vimaranense na sua diversidade e instituições que o guardam

– O conceito de Música na História

2.

– A Música e a Religião

– A importância da Música nos ritos cultuais da Religião Cristã (percurso histórico resumido)

3. Os Livros de Cantochão

– Contexto histórico dos livros de Guimarães

– Especificidade

4. Iconografia Musical no Paço dos Duques de Bragança

5. Iconografia Musical no Museu de Alberto Sampaio: conceito e contextos

EDUARDO AMÂNDIO RODRIGUES MAGALHÃES

É Licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências Históricas Musicais pela Faculdade de Letras de Coimbra com uma dissertação sobre Livros Medievais (de coro) do Museu Alberto Sampaio (2001). Tem em preparação a tese de doutoramento.

Foi, durante vários anos, formador de professores, na área da pedagogia musical e na área vocal.

Foi o responsável pela organização e catalogação do património musical inserido no Portal «Musicave» (musicave.org), um repositório online de vários acerbos musicais de instituições vimaranenses. É co-autor do Passionário Polifónico de Guimarães, uma edição fac-similada publicada pela Sociedade Martins Sarmento, e autor de Hinos e Marchas Históricas de Guimarães, publicado pela Sociedade Musical de Guimarães, ambas patrocinadas pela Fundação Cidade Guimarães (CEC-2012).

Como musicólogo, continua a inventariar e a estudar os espólios musicais da Sociedade Musical, da Sociedade Martins Sarmento, do Arquivo da Colegiada de Guimarães e do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos