Palestra “Petrografia aplicada ao património cultural”

O Professor Doutor David Martín Freire-Lista, investigador do Departamento de Geologia-Centro de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), proferirá a palestra Petrografia aplicada ao património cultural. Novas contribuições na Galiza e Norte de Portugal.

A palestra está agendada para o dia 11 de março de 2022, a partir das 10h30, no Auditório da Casa das Artes (Rua Ruben A, n.º 210, 4150-639 Porto), com duração máxima de hora e meia.

Petrografia aplicada ao património cultural. Novas contribuições na Galiza e Norte de Portugal.

A palestra abordará a relação entre as pedras e o património cultural, apresentando os mais recentes contributos do projeto financiado pela FCT CEECIND/03568/2017.

As pedras do património cultural têm a frágil vantagem de serem únicas e irrepetíveis. Não são apenas um legado do passado, também são uma garantia para o futuro. Constituem um recurso de grande potencial social e económico que atrai o turismo cultural e são fundamentais para a compreensão da história da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Os granitos de Sanguinhedo e Vale das Gatas são as principais pedras de construção de importantes monumentos, como o templo romano de Panoias (Vila Real) e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe de Mouçós (Vila Real). Os pedreiros de Trás-os-Montes esculpiram a história em granito e hoje novas técnicas de diagnóstico como a análise petrográfica e gliptográfica permitem revelar dados históricos e etnográficos até agora desconhecidos.

Créditos fotográficos: Crónica Global :: Noticias sobre Cataluña y actualidad empresarial (elespanol.com)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos