“O Contemporâneo no Antigo” em debate no Museu de Lamego

“O Contemporâneo no Antigo” serve de mote para uma conversa sobre as relações entre as expressões artísticas contemporâneas e o património antigo, material e imaterial. A iniciativa está agendada para o próximo dia 2 de outubro, às 16h30, no Museu de Lamego, e conta com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

Diversas manifestações contemporâneas têm feito uma utilização do património cultural que transcende as historicamente idealizadas. Desde a realização de eventos da mais vasta natureza em edificado de propósito religioso, a reinterpretação de tradições para fins turísticos ou a estandardização de peças do artesanato para propósitos comerciais.

Nesta conversa aberta pretende-se refletir sobre a relação entre as expressões artísticas contemporâneas, tendencialmente globais, com o património antigo, seja material ou imaterial, que existe e carateriza um território.

Nesse sentido, importa refletir sobre a legitimidade da apropriação dos espaços e até reinterpretação das tradições aos olhos das expressões artísticas contemporâneas e temáticas sociais emergentes por estas abordadas, e de que forma é possível existir uma relação simbiótica entre a valorização do património cultural histórico e as reflexões inerentes à arte contemporânea.

“O Contemporâneo no Antigo – apropriações e reinterpretações das artes contemporâneas do património cultural histórico” está integrada no festival ZigurFest 2021, dedicado à música e expressão artística feita em Portugal, realizado anualmente desde 2011, na cidade de Lamego, e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte/Museu de Lamego.

 

Oradores convidados:

  •  Laura Castro (Historiadora, Diretora Regional de Cultura do Norte)

  •  João Pereira (Ator, Mediador artístico do projeto Sangue Novo Veias Antigas)

  •  João Pedro Fonseca (Artista, programador do projeto ZONA / ZIGURFEST)

  •  Paulo Barradas (Historiador, Coordenador do Castelo de Lamego)

 

Moderadora: Catarina Machado (produtora e locutora do programa “O Grito e o Cochicho” da Rádio Estação Diária)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos