9ª Edição do Prémio Literário Nortear já tem vencedor

O filólogo galego Vicente Vázquez é o vencedor da 9ª edição do Prémio Nortear, destinado a jovens residentes na Galiza e Norte de Portugal. “Profundo sem nome” é a obra vencedora, que se destaca pelo seu caráter inovador.

O vencedor da edição 2023 do Premio Literário Nortear é o escritor e filólogo galego Vicente Vázquez Vidal, com o conto “Profundo sem nome”. O júri foi unânime ao destacar “a mestria do autor na construção da narrativa”, ao possuir bom ritmo, linguagem e estilo que acompanham toda a estrutura do conto.

O júri vai mais longe e destaca “o caráter inovador de «Profundo sem Nome», ao introduzir mundos paralelos, “onde a consciência do mundo real se contamina com a reconstituição do passado, a partir do diálogo virtual entre um filho e o seu pai morto”.

O Prémio Literário Nortear é uma iniciativa promovida pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha), pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal. Ao todo foram 40 os jovens que apresentaram obras na 9ª edição do Prémio, que tem um valor de três mil euros e garante ainda a publicação da obra vencedora em edição bilingue (português e galego).

Tem como objetivos distinguir, anualmente, obras literárias originais, promover o aparecimento de novos escritores, incentivar a produção de obras inéditas no domínio da ficção, incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na Galiza e Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras.

O Prémio Nortear é um exemplo notável de espaço cultural único e partilhado entre a Galiza e Norte de Portugal e conta com nove edições de sucesso e 370 obras submetidas a concurso, por jovens com idades entre os 16 e os 36 anos, em ambos os territórios. Os oito vencedores das edições anteriores foram Lara Dopazo Ruibal, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar e Marta Pais de Oliveira.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos