900 anos da Batalha de São Mamede

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, integra a Comissão Científica responsável pelas celebrações dos 900 anos da Batalha de São Mamede. Os professores Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, da FLUP, serão os coordenadores.

Os professores Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, serão os coordenadores da comissão, que terá como presidente honorário o Prof. Doutor José Mattoso.

No período antes da ordem do dia, da reunião do Executivo de Guimarães, realizada ontem, os dois especialistas no período medieval destacaram o caráter nacional das comemorações, que pretendem colocar Guimarães “no centro de Portugal”. 

“É a data maior da nossa história e identidade. Não vamos celebrar a Batalha de São Mamede, mas o princípio da construção. Vamos celebrar Portugal e o início da construção da nossa identidade. O ponto de partida, porque tudo muda a partir daí. Vamos celebrar Portugal e questionar quem somos e o que é a nossa identidade. O que está em causa é Portugal. É uma grande lição que Guimarães pode dar ao País”, afirmou Luís Amaral.

Para os historiadores e académicos, o 24 de Junho de 1128 é uma data maior da nossa história, enquanto primeiro momento de um conjunto de datas importantes que vieram a dar origem ao Reino de Portugal, e a iniciar um processo de formação da identidade portuguesa que nos trouxe até aos dias de hoje.

Mário Barroca esclareceu que “todas as universidades portuguesas estão representadas” na Comissão Científica, num envolvimento que se estende a “todas as universidades medievalistas”.

Os trabalhos da Comissão Científica estender-se-ão até 2030, e procurarão incidir sobre os aspetos ligados ao percurso de D. Afonso Henriques, desde o momento em que é armado cavaleiro, em 1125, em Zamora.

Os coordenadores deram a conhecer um memorando que explica os fundamentos do projeto que dizem ser um projecto “de total liberdade, e que é sustentado por nomes que fazem parte do rol dos maiores especialistas da história medieval, bem como de outras personalidades que aportam ao projeto valências imprescindíveis para a amplitude nacional e internacional que se pretende alcançar.

Durante a sessão foi a identidade visual das comemorações, “traçada a partir dos símbolos de soberania medieval”.

A Comissão Científica é constituída pelos seguintes elementos:
PRESIDENTE HONORÁRIO: Professor Doutor José Mattoso
COORDENADORES: Luís Carlos Amaral (Univ. do Porto) e Mário Jorge Barroca (Univ. do Porto)
MEMBROS DA COMISSÃO CIENTÍFICA (ORDEM ALFABÉTICA): António Barreto, Carlos de Ayala Martínez (Univ. Autónoma de Madrid), Fernando López Alsina (Univ. de Santiago de Compostela), Hermenegildo Fernandes (Univ. de Lisboa), Hermínia Vilar (Univ. de Évora), Isabel Maria Fernandes (MAS/PDB), João Carlos Garcia (Univ. do Porto), José de Guimarães, José Viriato Capela (Univ. do Minho), Laura Castro (Univ. Católica Portuguesa / DRCN), Leontina Ventura (Univ. de Coimbra), Manuel Luís Real, Maria João Branco (Univ. Nova de Lisboa) e pela jornalista Paula Moura Pinheiro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos