60 Anos da Ponte da Arrábida sobre o Douro

A Ponte da Arrábida começou a ser construída em 1957 e, seis anos depois, a 22 de junho de 1963 estava finalizada. Hoje, a ponte classificada como Monumento Nacional completa 60 anos de história.

Passam hoje 60 anos da inauguração da Ponte da Arrábida, depois de seis anos de construção, num projeto da autoria de Edgar Cardoso.

Considerada uma “obra-prima” de engenharia reconhecida a nível internacional, destacou-se pelo tabuleiro superior assente sobre o que era, à época, o arco de maior vão do mundo em betão armado, com uma largura de 270 metros.

Constitui igualmente a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas, atestando a capacidade dos projetistas e construtores nacionais, e constituindo ainda hoje um dos mais significativos monumentos da engenharia portuguesa do século XX.

A construção desta obra obrigou a uma superação de problemas técnicos de grande dificuldade, resolvidos através de uma solução inovadora de extraordinário rigor e engenho, que serviu de padrão para outras obras e colocou a engenharia nacional num patamar de destaque em todo o mundo.

A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte de circulação rodoviária criada com o intuito de ligar as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.

(Créditos Fotográficos: José Paulo Andrade)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos