Passam hoje 60 anos da inauguração da Ponte da Arrábida, depois de seis anos de construção, num projeto da autoria de Edgar Cardoso.
Considerada uma “obra-prima” de engenharia reconhecida a nível internacional, destacou-se pelo tabuleiro superior assente sobre o que era, à época, o arco de maior vão do mundo em betão armado, com uma largura de 270 metros.
Constitui igualmente a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas, atestando a capacidade dos projetistas e construtores nacionais, e constituindo ainda hoje um dos mais significativos monumentos da engenharia portuguesa do século XX.
A construção desta obra obrigou a uma superação de problemas técnicos de grande dificuldade, resolvidos através de uma solução inovadora de extraordinário rigor e engenho, que serviu de padrão para outras obras e colocou a engenharia nacional num patamar de destaque em todo o mundo.
A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte de circulação rodoviária criada com o intuito de ligar as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.
(Créditos Fotográficos: José Paulo Andrade)