40º Aniversário do Museu da Terra de Miranda

O Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, assinala de 17 a 22 de maio, o seu 40º Aniversário, com um programa que inclui a apresentação pública do projeto de ampliação e remodelação orçado em cerca de 1,2 Milhões de Euros.

O Museu da Terra de Miranda terá, ao longo dos próximos anos, uma significativa intervenção no seu edifício, bem como no seu discurso expositivo, dotando-o de uma museografia contemporânea. Não perdendo de vista o seu objetivo de difusão da cultura antropológica local, esta reformulação do seu discurso permitirá afirmar o Museu da Terra de Miranda como uma referência de e para o território.

De acordo com Celina Pinto, Diretora do Museu da Terra de Miranda, esta intervenção e ampliação, vem marcar uma nova etapa da história do Museu.

Em primeiro lugar, vem proporcionar “condições dignas ao funcionamento desta instituição, que se quer capaz de cumprir a sua missão museológica de conservação, salvaguarda, interpretação e comunicação do património cultural, assim como, o reforço de constituição de equipas, de parcerias e redes de trabalho, objetivando o desenvolvimento de um trabalho estrutural”.

Em segundo lugar, vem possibilitar a “criação de novos conteúdos, permitindo a aproximação a uma museologia atual, mais sensitiva e interativa, sentida e partilhada num espaço de referência que ultrapassa a dimensão local”, considerando que este museu é detentor de um “potencial antropológico/etnográfico incondicionalmente único no contexto nacional”.

“Acreditamos que esta intervenção poderá contribuir para o reforço da coesão territorial e para o incremento do turismo e do desenvolvimento da região”, sublinha Celina Pinto.

Em termos de discurso, pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura da região, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico situado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

Programa das Comemorações dos 40 anos do Museu da Terra de Miranda  

Semana de 17 a 22 de maio

Terça 17

Atividade Educativa – LS ZEINHOS DE L PASTOR – Desenhos Mirandeses

 Entrega das camisolas aos alunos da AEMD – l museu sempre a bulhir

Quarta 18

15h00 –  Apresentação pública do projeto de ampliação e remodelação do Museu da Terra de Miranda pela equipa da DRCN – Estará presente a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

16h00 – Homenagem ao fundador do Museu da Terra de Miranda:

 – José Francisco Meirinhos FLUP –  Intervenção sobre o Fundador do Museu.

– Xerardo Perez UTAD – Intervenção sobre Museus de Etnografia

– Balbina Mendes Artista Plástica – Apresentação da obra do Dr. Mourinho

Oferta da Pintura “Eiterna i Nobre Hardança”, pelo Município de Miranda do Douro ao Museu da Terra de Miranda.

17h00 – Lançamento do cancioneiro III Volume – Mário Correia convidado a falar sobre a obra.

Momento simbólico de homenagem a funcionários que fazem 40 anos ao serviço do Museu da Terra de Miranda – Rosa Silva

Animação de rua Gaiteiros da Casa – Paulo Meirinho – Pedro Almeida e Tozé Ferreira.

Quinta 19

Teatro Infantil Estação das letras com sessão para os alunos das Primeiro Ciclo de Miranda do Douro às 11h00 e às 15h00

Sexta 20

 Inauguração da Feira de Antiguidades

Lançamento do catálogo da exposição Territórios Musicais

21h30 – Festival de Musica Tradicional com os grupos– Musicas da Raya e Çarandas

Sábado 21 – Feira de Antiguidades

15h00 – Animação de Rua com gaiteiros da Associação Lérias

Workshop de Dança – Com Suzana Ruano

21h30 – Festival de musica tradicional com os grupos – Jambrina e Madrid folk, Trasga, Quinteto Reis

Domingo 22 – Feira de Antiguidades e fecho das festividades

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos