40 candidatos ao Prémio Literário Nortear

Um total de 40 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal candidataram-se à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. O nome do vencedor(a) será conhecido em setembro e o prémio entregue na Culturgal.

Um total de 40 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal candidataram-se à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. O certame é uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación e Universidade da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal.

Tendo decorrido o prazo de apresentação dos originais, o júri – constituído por cinco membros, selecionados entre representantes das entidades promotoras e personalidades do mundo literário português e galego – avaliará as obras a concurso, entre os 40 originais recebidos.

O nome do vencedor será conhecido no início do mês de setembro. O galardão será  entregue na próxima edição da feira de indústrias culturais de Galiza, Culturgal, no final do ano.

O prémio literário Nortear tem uma dotação financeira de três mil euros e contempla a publicação da obra vencedora em galego e em português. Distingue anualmente obras literárias originais, para estimular o lançamento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Eurorregião Galicia – Norte de Portugal e promover a distribuição de obras literárias além-fronteiras. Podem candidatar-se todas as pessoas com plena capacidade jurídica, nascidas e/ou residentes na Região Norte de Portugal ou na Galiza, entre os 16 e os 36 anos, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa, segundo o novo acordo ortográfico, e em língua galega, segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega, sobre o género do relato curto.

Os sete vencedores nas anteriores edições foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga e Pedro Rodríguez Villar.

O projeto Nortear é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da Cooperação transfronteiriça. É cofinanciado pelo Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) – Projeto 0457_EGNP_AECT_1_E”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos