25 Equipamentos/Espaços do Norte na RPAC

De um total nacional de 66 equipamentos/espaços que vão integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea – RPAC, 25 estão localizados na região Norte. Em 2023, serão aplicados dois milhões de euros no projeto.

A primeira lista dos equipamentos /espaços que vão integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea – RPAC é constituída por 58 entidades que dinamizam 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, assegurando ampla cobertura do território nacional.

Os 66 equipamentos/espaços estão dispersos por 36 concelhos em Portugal continental e regiões autónomas, nomeadamente 6 no Alentejo, 3 no Algarve, 16 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 na Região Centro, 24 no Norte – 14 na área Metropolitana do Porto –, 2 na Região Autónoma da Madeira e 1 na Região Autónoma dos Açores.

Neste primeiro período de candidaturas, que decorreu entre 15 de setembro e 18 de novembro de 2022, foram submetidos 78 pedidos de adesão.

Os equipamentos/espaços culturais que integram agora a RPAC já foram notificados pela DGARTES, entidade designada para coordenar o procedimento de adesão. Após a conclusão desta primeira fase, o processo de adesão passará a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções, para as demais entidades que queiram submeter futuramente os seus pedidos.

A adesão à Rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso das entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais, sediadas em território nacional, promoverem atividades de valorização e dinamização da arte contemporânea, uma programação cultural própria e atividades de mediação de públicos. A RPAC representa a vontade de priorizar uma política cultural sustentada e de proximidade, que promove a descentralização e desconcentração territorial e um mais amplo acesso às artes.

Será divulgado, previsivelmente em abril, o teor do aviso do Concurso de Apoio à RPAC com as linhas de apoio destinadas a projetos de coorganização e circulação de exposições, de mediação e de formação, que em 2023 tem o valor de dois milhões de euros.

LISTA DE EQUIPAMENTOS/ESPAÇOS CULTURAIS RPAC

(Fonte: Direção Geral das Artes)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos