20 projetos nacionais apoiados pelo Programa Ibermúsicas

O programa de Cooperação Ibero-americana Ibermúsicas divulgou a lista dos projetos apoiados para 2023. Foi decidida a atribuição de apoio financeiro a 20 candidaturas apresentadas por Portugal, com uma verba total de 94 mil euros.

Em plena celebração dos dez anos Ibermúsicas, foi divulgada a lista dos projetos apoiados pelos 15 países que integram o Programa. Foi decidida a atribuição de apoio financeiro a 20 candidaturas apresentadas por Portugal, com uma verba total de 94 mil euros. 47% dos projetos inscritos por Portugal terão apoio financeiro em três das Linhas de Apoio Ibermúsicas: Programação Internacional (três projetos), Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual (três projetos) e Circulação Internacional (catorze projetos). Em 2023, 15 dos 20 projetos vencedores serão apoiados na totalidade do financiamento solicitado ao Programa Ibermúsicas, sendo os restantes cinco apoiados em mais de 85% do valor apresentado em candidatura.

Num contexto de pós-pandemia, a aposta na circulação de músicos vem reafirmar o compromisso Ibermúsicas de dinamização do espaço musical na Ibero-América, prevendo-se com os projetos a executar em 2023 a consolidação do intercâmbio artístico na área da Música.

Os projetos selecionados foram escolhidos entre as 917 propostas recebidas. Cada um desses projetos envolve cooperação com outros países da região e fortalece o crescimento contínuo de uma rede de laços continentais e transatlânticos para a promoção da circulação, criação, colaboração, intercâmbio de conhecimentos e boas práticas e, especialmente, o desenvolvimento de novos públicos e mercados. É uma união que gera maior desenvolvimento e projeção para todo o setor musical ibero-americano e abre novos e cada vez mais amplos horizontes.

Os projetos de Portugal têm a cooperação artística de 7 países (Espanha, Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai), destacando ainda a cooperação de Portugal enquanto beneficiário indireto de 12 candidaturas apresentadas por cinco países-membros.

A adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas teve lugar em 2020, sendo a DGARTES a instituição da esfera do Ministério da Cultura que operacionaliza a sua execução.

Consulte a lista de apoios concedidos em www.ibermusicas.org

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos