20 Anos do Alto Douro Vinhateiro na UNESCO

A cerimónia de encerramento das comemorações do 20º aniversário da elevação do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial realiza-se a 14 de dezembro, pelas 17h30, na Casa de Mateus (Vila Real). Nesse dia, será divulgado o vencedor do Prémio Arquitetura do Douro.

A sessão Douro Património Mundial, Território de Excelência, que se propõe a fazer uma reflexão sobre estas duas décadas e a projetar o futuro do Alto Douro Vinhateiro, servirá ainda para a entrega do Prémio Arquitetura do Douro 2022 e o lançamento do Prémio Vinha Douro.

Neste dia, pelas 21h30, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, com o apoio do Município de Vila Real e da CCDR-NORTE, organiza, no Teatro Municipal de Vila Real, a estreia mundial da peça sinfónica Traços de Esplendor de Fernando C. Lapa, interpretada pela Orquestra do Norte, dirigida por Fernando Marinho.

O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que carateriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha.

A região produz o famoso vinho do Porto, representando o principal vetor de dinamização da tecnologia, da cultura, das tradições e da economia local. O grande investimento humano nesta paisagem de singular beleza tornou possível a fixação das populações desde a longínqua ocupação romana, e dele resultou uma realidade viva e em evolução, ao mesmo tempo testemunho do passado e motor do futuro, solidamente ancorado na otimização dos recursos naturais e na preservação das ambiências.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos