Notícias
24 Out. 2019 Workshop de Fotografia no Museu de Lamego O Museu de Lamego promove uma formação vocacionada para os técnicos afetos aos serviços de documentação fotográfica dos museus e monumentos da Direção Regional de Cultura do Norte.


Inserida nas atividades da programação complementar do Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego e Vale do Varosa, o Museu de Lamego promove uma formação vocacionada para os técnicos afetos aos serviços de documentação fotográfica dos museus e monumentos da Direção Regional de Cultura do Norte. 

Programa: 
A reprografia é a única técnica que possibilita uma quase reprodução de um trabalho artístico plano/bidimensional: desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, etc. A conjugação de equipamento adequado e um conhecimento profundo dos procedimentos e seus fundamentos são requisitos essenciais para produzir resultados convincentes. A frequência deste workshop permite ficar tecnicamente auto-suficiente para documentar ou reproduzir trabalhos artísticos planos.

Numa perspetiva da fotografia de reprodução, e de modo acessível, o workshop abordará as bases da técnica fotográfica e câmara fotográfica, debruçando-se sobre objetivas, abertura do diafragma, tempo de exposição, profundidade de campo, sensores, velocidade de ISO, bem como sobre modos de operação: programa, automático, prioridade à abertura, prioridade à velocidade, manual e modos de focagem, acessórios e procedimentos; temperatura de cor, balanceamento de brancos, ruído de imagem, compensação de exposição, bracketing, captura em RAW. 

O workshop compreende vários exercícios práticos, com material disponibilizado para o efeito. 

Os participantes receberão um certificado de participação. 

Formador: Júlio de Matos 
Local: Museu de Lamego 
Data: 8 de Novembro 
Horário: 9h30-12h30; 13h30-18h00 (7 horas)
Destinatários: técnicos dos museus e monumentos afetos à DRCN
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de fotografia e tratamento de imagem 
Equipamento do formando: Câmara fotográfica digital 
N.º máximo de formandos: 12 
Prazo de inscrição: 5 de novembro 

A formação é gratuita, mas obrigatória e pode ser efetuada aqui: http://bit.ly/2N807Z4