Notícias
03 Out. 2019 Sabela Varela Fernández vence a V Edição do Prémio Literário Nortear A obra «Afluentes», de autoria da jovem escritora de Ourense Sabela Varela Fernández, foi eleita pelo júri do certame, promovido pela Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal e pelo AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal. Evento
"Afluentes”, obra vencedora do V Prémio Literário Nortear, foi selecionada entre os cerca de 30 trabalhos rececionados, produzidos por jovens escritores, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos, e que tem como principais objetivos: distinguir anualmente obras literárias originais de ambos os lados da fronteira do Minho, incentivar a produção literária entre a juventude galega e a portuguesa e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios.

O júri desta edição foi constituído por Carla Amado, responsável do Instituto Camões - Centro Cultural Português em Vigo, enquanto presidente do júri, Emma Pedreira e Ramón Nicolás, escritores galegos, Carlos Lopes, representante da EDITA-ME, e Ana Araújo, em representação da Direção Regional da Cultura do Norte.

Os membros do júri destacaram na obra vencedora, em termos formais, a prosa muito elegante, madura e coerente, inclusivamente nos diversos desdobramentos alcançados em diferentes categorias da narrativa, como o tempo, o espaço, as personagens e o narrador.

Salientou-se, ainda, relativamente ao conteúdo, a presença do onírico como ponte de ligação entre as protagonistas, quando convergem e divergem numa série de espaços e tempos diferentes.

O júri sublinhou, ainda, a qualidade literária presente nas obras apresentadas a concurso.

Dotado com 2.000 euros, acrescidos da publicação da obra vencedora, o Prémio Literário Nortear procura, ainda, definir-se como um espaço cultural único e partilhado na Eurorregião, através da promoção conjunta de atuações em diversas disciplinas da criação artística (dança, música, artes cénicas e audiovisuais) e, nesse sentido, deu início em 2018 à adaptação da obra "Clementina”, da escritora Lara Dopazo, vencedora da 1ª edição deste prémio, para um musical homónimo, apresentado em Vila Nova de Gaia e em Santiago de Compostela, estando em desenvolvimento novas criações artísticas das obras vencedoras em edições anteriores.

O Prémio Literário Nortear conta já com 5 edições de sucesso, contabilizando aproximadamente 200 obras submetidas a concurso, por jovens dos dois territórios.

Sabela Varela junta-se, assim, às jovens galegas Lara Dopazo e Cecília Santomé e aos dois jovens portugueses, Rui Cerqueira Coelho e Sara Brandão, como vencedores deste galardão.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, no âmbito do Programa Interreg V A España - Portugal (POCTEP) 2014- 2020.