Notícias
22 Fev. 2019 Rota das Catedrais: mais duas intervenções concluídas Núcleo Expositivo e de Acolhimento de Visitantes da Sé de Viana do Castelo e Remodelação do Batistério da Sé Catedral de Braga. Cerimónias de Inauguração decorrem dia 1 março 2019, pelas 15h00 e 18h00, respetivamente.


No âmbito da Operação Rota das Catedrais a Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte promove, no próximo dia 1 de março, as cerimónias de Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo (15h00) e da Renovação do Batistério da Sé Catedral de Braga (18h00).

As cerimónias serão presididas pela Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, contando com as presenças do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, e do Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, respetivamente.

Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo
Esta intervenção integra-se no âmbito do programa geral de valorização da Sé de Viana do Castelo, nomeadamente no que concerne ao projeto de reabilitação da ala sul do conjunto edificado. 
Compreende a instalação de um núcleo de receção e loja, espaço expositivo e sala de projeção de conteúdos multimédia, para além das respetivas zonas de apoio, visando garantir o acolhimento qualificado dos visitantes, bem como permitir uma melhor interpretação de contextos histórico-culturais.
Esta é uma intervenção desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e Cabido da Sé de Viana do Castelo, no âmbito da Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

Renovação do Batistério da Sé Catedral de Braga 
A remodelação do batistério contempla o novo enquadramento da pia, com a sua recolocação na parte interior da torre norte, e respetiva beneficiação do espaço envolvente. Esta operação permite o desafogo desta área da nave na ligação ao claustro adjacente. A pia batismal, com a nova localização, tem agora uma posição simétrica à do túmulo do infante D. Afonso, localizado na torre sul. 
Os referidos trabalhos foram promovidos pelo Cabido da Sé de Braga, tendo a Direção Regional de Cultura do Norte garantido o respetivo apoio e acompanhamento técnico.
Esta é uma intervenção desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e Cabido da Sé de Braga, no âmbito da Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

Operação «Rota das Catedrais a Norte» 
A «Rota das Catedrais a Norte» compreende intervenções infraestruturais de qualificação e valorização no Património imóvel, móvel e integrado de sete Sés/Catedrais da Região Norte: Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo. 
Esta operação está organizada em 12 ações infraestruturais que incidem em 7 Sés ou Catedrais, e uma ação de promoção e gestão transversal a todos os espaços. 
A coordenação e acompanhamento técnico é da competência da Direção Regional de Cultura do Norte, sendo a responsabilidade financeira repartida entre as entidades eclesiásticas de acordo com a natureza da intervenção em cada catedral.