Notícias
13 Dez. 2018 Reunião de trabalho do Projeto RENERPATH-2 O Museu do Abade de Baçal (Bragança), a Sé de Vila Real (Vila Real) e a Praça Forte de Almeida (Almeida) são os três edifícios nacionais selecionados para integrar o projeto RENERPATH-2. Evento
Decorreu, ontem, no Castelo de La Mota, em Medina del Campo (Espanha), a 6ª reunião de acompanhamento do projeto RENERPATH-2, candidatado ao programa INTERREG V-A (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) por um conjunto de entidades: 

Fundación CARTIF
Dirección General de Patrimonio Cultural. Junta de Castilla y León
Ente Público Regional de la Energía de Castilla y León (EREN)
Fundación Ciudad Rodrigo 2006
Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)
CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior

Este projeto que tem como objetivo o estabelecimento de uma prenormativa europeia para a reabilitação energética de edifícios patrimoniais para uso público ou privado, prevê um investimento total, distribuído pelas diversas entidades de 346.300,00 € e é financiado a 75% pelo FEDER.

Esta pre-normativa utilizará uma metodologia obtida em projetos anteriores de cooperação transfronteiriça, baseado na combinação de técnicas novas e não intrusivas para análise energética. Será implementada em primeiro lugar em edifícios singulares da comunidade de Castilla y León e na Região Centro de Portugal como um foco de radiação para o resto da UE.

Entre as ações a serem abordadas no projeto incluem-se a criação de um relatório normalizado para a análise das necessidades energéticas de edifícios patrimoniais (EP); a definição dos materiais aplicáveis na reabilitação energética de acordo com o tipo de edifício; a identificação de ações de melhoria energética na utilização destes edifícios; a quantificação das medidas propostas; e o estabelecimento de indicadores que permitam a monitorização a longo prazo das medidas adotadas.

Foram objeto de estudo e análise os seguintes monumentos:

em Portugal – o Museu Abade de Baçal (Bragança), a Sé de Vila Real e a Fortificação de Almeida (Guarda);

em Espanha – a Casa de los Cornejo (Ciudad Rodrigo), o Castillo de la Mota (Medina del Campo), a Colegiata de San Luis (Villagarcia de Campos) e o Palácio Episcopal de Astorga

Estiveram presentes na reunião representantes de todas as entidades e foram abordados os seguintes assuntos:

- Análise e planificação dos procedimentos de justificação de gastos da candidatura
- Planeamento das ações de difusão e comunicação do projeto

Apresentação e discussão dos relatórios técnicos sobre:
- Análise dos resultados dos valore de adaptação
- Tabelas de cálculo RENERPATH
- Prenormativa para a aplicação europeia
- Dados sobre indicadores de produtividade e de resultados