Notícias
04 Jun. 2019 Projeto Nortear terá continuidade até 2021 Este projeto consiste em mais um passo na evolução natural da primeira versão do Nortear, dando continuidade à colaboração na promoção e dinamização cultural comum, entre a Galiza e o Norte de Portugal. Evento

Na sequência da execução, ainda em curso, do projeto Nortear, candidatado na primeira chamada ao INTERREG VA, a Direção Regional de Cultura do Norte acaba de receber a comunicação de aprovação de um novo projeto de cooperação transfronteiriça, previsto para 2020/21. 

Este projeto consiste em mais um passo na evolução natural da primeira versão do Nortear, dando continuidade à colaboração na promoção e dinamização cultural comum, entre a Galiza e o Norte de Portugal, que tem vindo a ser desenvolvida, através de diferentes projetos, nos últimos anos. 

Em particular, desde 2015, na sequência da assinatura de um memorando de entendimento entre a Junta da Galiza, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal e a Direção Regional de Cultura do Norte, estas três entidades colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades, tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura e da criação artística em geral, em ambos os territórios, impulsionando a expansão e o conhecimento do tecido cultural/artístico de ambas as regiões, bem como estimulando dinâmicas de colaboração entre os agentes culturais deste espaço de cooperação, assumindo-se como um polo cultural, que se pretende de referência a nível europeu, no domínio da cooperação transfronteiriça na área cultural e criativa.

Assim, a operação NORTEAR II, agora aprovada, mantém os objetivos e as ações do Nortear, tais como: prémio literário Nortear; criação artística transdisciplinar sob o mote da obra literária vencedora; conversas, tertúlias literárias Nortear; encontros, residências de criação artística; intercâmbio de obras literárias, publicações e/ou exposições Nortear. Amplia, ainda, a sua área de atuação à produção de rotas literárias e documentários sobre uma série de escritores galegos para integração na plataforma Escritores a Norte, criada pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Recorde-se que no âmbito da primeira fase do projeto Nortear está a decorrer, até 29 junho 2019, o período de candidaturas ao IV Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, dos 16 aos 36 anos.