Notícias
11 Out. 2017 «O gentilíssimo e talentoso João Amaral» em catálogo Foi a primeira de três exposições comemorativas do centenário do Museu de Lamego. E está agora disponível num catálogo online.


"O gentilíssimo e talentoso João Amaral (1874-1955)” mostrava em 2015 as várias facetas do primeiro diretor do Museu de Lamego. Chega agora ao grande público o catálogo da exposição, em forma de e-book, com mais de 250 páginas dedicadas ao artista, ao museólogo, ao investigador, ao bibliófilo.

As raízes familiares, a formação e juventude em Lamego e Porto, a passagem por Coimbra, a fixação em Lamego e a direção do Museu de Lamego, entre tantos outros tantos aspetos marcantes da sua multifacetada personalidade, são temas minuciosamente abordados nesta obra que, pela primeira vez, mostra o ilustre cidadão e uma das figuras mais marcantes do século XX em Lamego como nunca ninguém o viu.

"O gentilíssimo e talentoso João Amaral (1874-1955)” teve lugar de 16 de maio a 30 de setembro de 2015 e foi a primeira de três exposições comemorativas do centenário do Museu de Lamego, fundado a 5 de abril de 1917.

A estratégia então definida foi a de assinalar o centenário em crescendo, culminando em 2017 com uma forte programação comemorativa. Esta, a par da preocupação de partilhar a já longa história do museu, levou ao planeamento de três exposições temporárias, distintas, mas complementares. Dedicada a primeira à figura do primeiro diretor do Museu de Lamego, a segunda, realizada em 2016 e intitulada "FACES” incidiu sobre a figura dos principais doadores e por fim, já em 2017, a par de inúmeras outras iniciativas complementares, está patente a terceira e última exposição comemorativa, intitulada "Museu de Lamego: Since 1917”, totalmente em suporte multimédia.

No ano em que culminam as comemorações do centenário do Museu de Lamego, começa a fechar-se o ciclo iniciado há três anos com a publicação do catálogo "O gentilíssimo e talentoso João Amaral (1874-1955)”. De acesso livre, a partir do site oficial do Museu de Lamego, em www.museudelamego.gov.pt.