Notícias
15 Fev. 2019 Museu de Lamego destaca Cartografia Editado em 1935, «Cartografia e cartógrafos portugueses dos séculos XV e XVI (Contribuição para um estudo completo)», da autoria de Armando Cortesão, é o livro que a Biblioteca do Museu de Lamego destaca no mês de fevereiro. Evento
Editado em 1935, "Cartografia e cartógrafos portugueses dos séculos XV e XVI (Contribuição para um estudo completo)”, da autoria de Armando Cortesão, é o livro que a Biblioteca do Museu de Lamego destaca no mês de fevereiro, no âmbito do projeto "12 meses 12 livros”. Esta é mais uma proposta para "viajar” nos 500 anos da circum-navegação, depois de em janeiro ter estado em destaque a biografia de Fernão de Magalhães, de Stefan Zweig.

A obra selecionada para o mês de fevereiro, dividida em dois volumes, é marcada pelo alinhamento ideológico do autor, cujas divergências com o novo regime viriam mesmo a atrasar a sua edição em três anos. Aliás, inicialmente seria a Imprensa da Universidade de Coimbra a assumir a edição, mas a mesma acabaria por ser feita pela Seara Nova. Além disso, a falta de apoios institucionais e financeiros acabaria ainda por limitar os objetivos da investigação.

Ainda assim, no seu trabalho, o autor procura desenvolver e fomentar o estudo da cartografia, pouco divulgada em estudos portugueses, apesar do contributo português na época dos Descobrimentos, em contraste com os numerosos trabalhos estrangeiros publicados.

Cortesão inicia o estudo com uma análise à cartografia desde a Antiguidade até ao séc. XV, apresentando, entre outros temas, algumas cartas náuticas portuguesas, bem como o seu impacto em mapas estrangeiros, não deixando de fora Cristóvão Colombo.

Armando Cortesão (1891-1977) evidenciou-se ainda em temas como a agronomia, relações internacionais, expansão ou estudo das colónias. Na cartografia, a obra "Cartografia e cartógrafos portugueses dos séculos XV e XVI (Contribuição para um estudo completo)” constitui um marco para a história da cartografia portuguesa.

Os 12 livros a destacar no site oficial do museu – www.museudelamego.gov.pt - ao longo de 2019 sobre a temática das viagens e que integram o espólio da biblioteca do Museu de Lamego, são um convite para uma volta ao mundo, em "12 meses 12 livros”.