Notícias
20 Fev. 2018 Museu D. Diogo de Sousa recebe peças únicas no mundo A entrega simbólica da coleção ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, por Marion Buehler-Brockhaus e Hans Peter Buehler, decorre na próxima sexta-feira, pelas 10h30.



No ano em que celebra o Centenário da sua fundação, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, prepara-se para receber, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, pelas 10h30, um conjunto de peças de mármore e mosaicos, de que merecem destaque uma grande escultura de uma figura togada romana, da cabeça do imperador Trajano e um torso de militar em mármore.

Estas peças destinam-se a uma grande exposição de Arqueologia do Mundo Clássico do Mediterrâneo, e fazem parte da coleção particular de Marion Buehler-Brockhaus e Hans Peter Buehler, cuja doação ao Museu constituirá um dos momentos mais marcantes da comemoração do centenário da criação oficial do Museu, que ocorreu em 28 de março de 1918.

O gosto do casal Buehler-Brockhaus pela Arte e Arqueologia revelou-se na sua juventude e levou-os a estudar estas temáticas, também visitando sítios arqueológicos e museus um pouco por todo o mundo, tendo começado a adquirir peças de arte clássica desde cedo. A génese desta coleção particular de Arqueologia remonta a 1959, quando Hans Peter adquiriu a sua primeira peça, tendo-se perpetuado até os dias de hoje, estando o casal de origem alemã radicado em Portugal há cerca de 11 anos.

Faz parte desta coleção um vastíssimo leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, desde o Mundo Egípcio, Grego, Etrusco e Romano, entre outros. Serão apresentadas peças muito variadas, entre as quais esculturas em mármore, bronze e terracota, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios, equipamentos e adornos em bronze e metais nobres, entre muitos outros.