Notícias
19 Nov. 2018 Lenços de Amor em Exposição no México António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, é o Curador da Exposição Variações Sobre Uma Tradição: Dos Lenços De Amor Aos Bordados Com Poesia, a inaugurar, no próximo dia 24 novembro, no Museo Regional de Guadalajara, no México. Evento
No ano em que Portugal é o convidado de honra da Feira do Livro de Guadalajara e no âmbito da programação paralela a este evento, entendeu-se promover uma exposição que parte de um objeto tradicional português – o lenço de amor – através do qual as mensagens de amor foram sendo transmitidas ao longos dos tempos. 

A exposição é composta por dezenas de lenços, provenientes – por exemplo – de Vila Verde, Amarante, Barcelos e Braga.

Atendendo à sua função atual, essencialmente a decorativa, o enquadramento desta exposição e o processo de revitalização das atividades tradicionais num mundo em mudança, entendeu-se promover uma mostra com tripla dimensão:

– A Tradição
– Os Bordados com Poesia
– A Contemporaneidade

O primeiro momento remete-nos para os modelos tradicionais, diferentes tipologias de bordados e representações, de acordo com as classes sociais e as dinâmicas locais.

Partindo desta tradição foram selecionados três excertos de autores portugueses contemporâneos, bordados segundo a tradição de cada uma das localidades, subordinados a uma temática comum – A Paz.

Finalmente a contemporaneidade. De que forma se recupera a tradição nos diferentes locais. Novo design, novos modelos, novas soluções.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é o encontro editorial mais importante da Ibero-América e um extraordinário festival cultural. Fundada há 32 anos pela Universidade de Guadalajara, é uma feira para profissionais, onde o púbico é bem-vindo, o que a distingue do resto das principais feiras que se realizam no mundo. Sem descurar o seu cariz profissional, a FIL foi concebida como um festival cultural do qual a literatura é a coluna vertebral, com um programa no qual participam autores de todos os continentes e línguas, assim como um espaço para discussão académica dos grandes temas da atualidade.

Portugal é o Convidado de Honra na edição de 2018 (24 de novembro a 2 de dezembro), com o tema "O Futuro é a Aurora do Passado”, sendo a representação oficial Portuguesa Comissariada por Manuela Júdice. A presença portuguesa será constituída por uma mostra da sua identidade tanto cultural e criativa (Literatura, Artes Visuais, Música, Cinema, Artes Performativas, Ciência, Turismo e Indústrias Culturais e Criativas) como económica e empresarial (provas de vinhos e seminário económico).