Notícias
25 Out. 2018 Exposição: «A estação de Porto-S. Bento e a obra de Jorge Colaço» A partir das 15h00 do próximo dia 28 de outubro, no átrio da estação de S. Bento, vai ser possível visitar a exposição «A estação de Porto-S. Bento e a obra de Jorge Colaço», que aí permanecerá até 3 de dezembro.


A iniciativa, inserida  no programa de celebração dos 150 anos do nascimento do pintor e caricaturista Jorge Colaço, constitui-se pretexto para lançar um breve olhar sobre a cidade do Porto, na transição para o século XX, numa revisitação do processo que viabilizou a construção da Estação de S. Bento, da sua importância para a definição do eixo ferroviário das linhas do Douro e Minho e do seu impacto para a consequente reconfiguração urbana do centro histórico da cidade. 

A assinalar a abertura ao público da exposição, será realizada uma visita guiada pela Arquiteta Paula Azevedo (IP Património) e pela Dr.ª Ana Sousa (CP-Comboios de Portugal). 

Deste programa comemorativo, conjuntamente organizado pela IP - Infraestruturas de Portugal, CP-Comboios de Portugal, Fundação Marques da Silva, Museu de Cerâmica de Sacavém e pela investigadora Cláudia Emanuel, consta ainda a realização da exposição "Jorge Colaço e a Azulejaria Figurativa do seu Tempo", em dezembro 2018, no Museu Nacional do Azulejo, e o lançamento da monografia dedicada à Estação, da autoria do Professor António Cardoso, numa versão revista e ampliada com contributos do Professor Domingos Tavares e da investigadora Cláudia Emanuel, a 26 de fevereiro de 2019.