Notícias
31 Jan. 2019 Estreia absoluta da peça «O Calhau» Estreia absoluta da peça O Calhau, produzida pelo Teatro de Vila Real, no âmbito do protocolo estabelecido com a Direção Regional da Cultura do Norte para a execução do projeto «O Teatro e As Serras».


Nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro, tem lugar a estreia absoluta da peça 'O Calhau', produzida pelo Teatro de Vila Real no âmbito de um protocolo estabelecido com a Direção Regional da Cultura do Norte para a execução do projeto ‘O Teatro e As Serras’, aprovado no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal 2017. A peça terá uma digressão regional nos meses subsequentes.

-------------------------------
‘O CALHAU’
Companhia A Tanga


Um camponês atravessa as províncias romanas para transportar a estátua da deusa Cibele, desde Panóias até Roma. Ali chegado, tenta reactivar o contacto com a sua apaixonada Lucrécia, hospedando-se na casa do seu amigo Caius. Porém, os ardis de Roma irão complicar-lhe a vida…
‘O Calhau’ procura reproduzir os ludi scaenici, ou seja, os jogos teatrais latinos, e explora livremente as temáticas, a cinésica corporal, os enredos e a tipologia de personagens do teatro romano, tratando-os como protótipo de géneros futuros como a commedia dell’arte.

Esta produção marca também a estreia do colectivo teatral A Tanga, constituído para esta peça a convite do Teatro de Vila Real

Encenação colectiva, a partir de um texto de Ricardo Ferreira de Almeida
Interpretação: Angel Frágua, Tiago Pires e Ricardo Ferreira de Almeida
Figurinos, adereços e cenário: Fátima Martins

Classificação etária: M/3 anos
Duração: aprox. 60 min.