Notícias
02 Abr. 2019 DRCN presente na Futurália A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai participar na Futurália, evento dedicado à educação, formação e orientação educativa, a decorrer na FIL, de 3 a 6 de abril.


A presença da DRCN integra-se numa participação mais ampla que envolve várias estruturas do sector da Cultura, visando divulgar, junto do público jovem, as diferentes profissões ligadas à atividade cultural, em áreas como a música, produção, museologia, arqueologia, antropologia, conservação e restauro, ilustração, artes e ofícios, e tantas outras mais. 

Neste âmbito, a Direção Regional de Cultura do Norte estará representada através da Escola Profissional de Arqueologia, divulgando as profissões ligadas à arqueologia, e irá participar em duas #cooltalks, conversas com os participantes no evento: no dia 3 de abril, pelas 11h30, apresentando o projeto "Criação de uma escola de artes e ofícios”, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Portugal 2017; e no dia 5 de abril, pelas 15h30, sobre o trabalho de museólogos e curadores.

Através da Escola de Artes e Ofícios prevê-se o desenvolvimento de um conjunto de atividades formativas para recuperar/manter ativas tradições dos concelhos envolvidos (Arcos de Valdevez e Ponte da Barca), tratando-se de uma ideia que poderá servir de base para a criação do próprio emprego, fomentando o desenvolvimento regional e turístico. Servirá também para realizar formação em áreas temáticas, envolvendo a administração local, valorizando os conhecimentos ancestrais dos artesãos/mestres para formar outras pessoas.

A Futurália conta com a presença de diversas instituições de Portugal e outros países que apresentam as suas ofertas em cursos e formação para jovens, adultos e profissionais. Cursos universitários, formação profissional, cursos no exterior, mestrados e cursos de pós graduação dividem espaço com empresas de equipamento escolar e tecnologias educativas, empresas de recrutamento, ONG’s e entidades financiadoras.
O evento conta também com uma programação paralela de palestras, workshops e debates com o fim de orientar os jovens e profissionais visitantes, além de atividades lúdicas, concursos e demonstrações.

A realização da próxima edição da Futurália, entre os dias 3 e 6 de abril próximos, constituiu-se como uma oportunidade de dar visibilidade à Cultura enquanto promotor de áreas profissionais diversificadas, fomentando a divulgação de oportunidades de emprego e formação junto dos jovens.