Notícias
08 Mai. 2019 Dia Internacional dos Museus 2019 Em 2019, e com base na proposta apresentada pelo ICOM, foi lançado o tema OS MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS: O FUTURO DA TRADIÇÃO. Evento
O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2019, e com base na proposta apresentada pelo ICOM, foi lançado o tema OS MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS: O FUTURO DA TRADIÇÃO.

Os espaços museológicos assumem-se hoje como parte integrante de uma rede mundial e, simultaneamente, como pontos focais para as comunidades em que estão inseridos, e neste sentido, têm um importante papel na transposição das necessidades e opiniões das populações do seu território para um contexto global.

Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar. Assim, e cada vez mais, estas instituições concentram-se nas suas comunidades, auscultando as necessidades e os interesses das mesmas, procurando ir ao seu encontro, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair diversos públicos.

Este ano, a NOITE DOS MUSEUS, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se também no sábado, 18 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras -, convidando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

Brevemente, divulgaremos o programa para assinalar a data nos museus sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte.