Notícias
29 Jan. 2019 Conferência dedicada a Tongobriga Sábado, 2 de fevereiro, 16h30 – Restaurante Tongobriga. Convidado especial: Professor Doutor José Matos (Astrónomo - FISUA – Universidade de Aveiro). Evento
Para os cristãos, e muito em particular, para os de Santa Maria do Freixo (a paróquia medieval que sucedeu à Tongobriga romana e sueva), o dia 2 de fevereiro é um dia muito especial:

- Um dia em que se venera a Senhora das Candeias. E, através dela, se celebra a luz;
- Um dia em que se venera Nossa Senhora da Purificação, padroeira do Freixo. E, através dela, se invoca o momento em que Maria deu à luz o seu filho Jesus;
- Um dia cuja luz, como veremos, já era importante para Tongobriga e o seu fórum, antes de o ser para o Freixo e para a sua igreja.

Sob diferentes perspetivas – História, Arqueologia, Religião e Astronomia – a importância e o significado do dia 2/2 serão alvo de uma apresentação / debate, no "Restaurante Tongobriga” (em frente ao fórum).

Sábado, 2 de fevereiro, 16.30H – Restaurante Tongobriga
Convidado especial: - Professor Doutor José Matos (Astrónomo - FISUA – Universidade de Aveiro)

Tongobriga: 
Cidade romana edificada entre o final do séc. I e o início do séc. II sobre o que terá sido um castro.

As estruturas que foram até agora identificadas – áreas habitacionais, necrópoles, fórum, teatro e edifício das termas – expressam a importância desta localidade, que chegou a ascender a civitas.

O seu prestígio manteve-se para além da queda do Império, como o atesta a basílica paleocristã do séc. V.