Notícias
01 Abr. 2019 Casa Allen: Formação sobre Cinema e Música Cineclube do Porto celebra 74º Aniversário com uma Formação sobre Cinema e Música, a decorrer na Casa Allen, Porto, dias 27 e 298 de abril. Inscrições a decorrer.


No mês de Abril, o Cineclube celebra 74 anos. Para além da programação ser dedicada às Bandas Sonoras, o Cineclube do Porto, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, promove uma formação sobre Cinema e Música, nos dias 27 e 28 de abril, lecionada por Daniel Moreira.

Plano da formação:
1. A música no cinema clássico de Hollywood: transparência e invisibilidade
2. A música no cinema moderno europeu: ambiguidade e descontinuidade
3. A música como modelo para o cinema: do impressionismo francês aos videoclips
4. O cinema como modelo para a música: Claude Debussy e Alban Berg
5. A música de Bernard Herrmann nos filmes de Hitchcock



Biografia do formador:
Daniel Moreira é doutorado (PhD) em Composição Musical (King’s College London, 2017), com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto, 2010); e licenciado em Economia (Faculdade de Economia, Universidade do Porto, 2006). Como principais professores, destacam-se Sir George Benjamin, Fernando Lapa e Dimitris Andrikopoulos (composição); Carlos Guedes (música electrónica); Miguel Ribeiro-Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (teoria e análise musical); Mark Betz e Richard Dyer (estudos de cinema).A sua música abarca múltiplos géneros — da música orquestral à de câmara —, com uma especial ênfase, mais recentemente: em música coral (Poema para a Padeira, 2013, European Concert Hall Organisation; Do Desconcerto do Mundo, 2016, Casa da Música); ópera (Cai uma Rosa…, 2015, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa; Ninguém & Todo-o-Mundo: ópera lírico-turística em torno de Gil Vicente, 2018, Programa Criatório); música para filme (Porto, Sinfonia Fluvial, 2017, Papaveronoir Films); e música instrumental de ensemble (Beethoven quasi una fantasia op. 27 nº2, 2018, Kölner Philarmonie).
Como teórico e analista, o seu trabalho centra-se em aspectos de harmonia e temporalidade na música pós-tonal e na relação entre a música e o cinema. Esse trabalho foi apresentado nas conferências EuroMAC (Leuven, 2014; Estrasburgo, 2017), KeeleMAC (Keele, 2015), CIATM (Rimini, 2016 e 2017) e Journées d’Analyse Musicale (Aix-en-Provence, 2018), entre outras; parte dele está publicado na Revista Portuguesa de Musicologia (2016).
É professor de composição, análise, estética e unidades curriculares afins (ESMAE-IPP; 2009—; Universidade do Minho, 2017—) e investigador integrado em Teoria das Artes (CITAR/Universidade Católica; 2018—). Colabora frequentemente com a Casa da Música, escrevendo notas de programa e apresentando palestras pré-concerto, concertos comentados e cursos livres.
_______________________________

Público-Alvo: Geral

Preço : 35€ geral * / 30€ estudantes / 25€ para sócios do Cineclube do Porto

*oferta de 10€ de jóia se se inscreverem como sócios do Cineclube.
 

Data e hora: 27 e 28 de abril das 10h00 às 13h00 

local: Casa Allen – Rua António Cardoso, 175, 4150-081, Porto

Inscrições: Enviar email para producao@cineclubedoporto.pt com o nome, email, telefone, morada, número de identificação fiscal, e no caso de ser estudante, comprovativo de matricula ou digitalização do cartão de estudante.

Data limite de inscrição: 22 de abril

Na eventualidade da não concretização do workshop o valor da inscrição será devolvido aos participantes.

Para qualquer esclarecimento adicional: producao@cineclubedoporto.pt.