Notícias
19 Dez. 2018 Candidaturas ao V Prémio Literário Nortear Até 29 junho 2019, está a decorrer o período de candidaturas ao IV Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, dos 16 aos 36 anos. Evento
O anúncio da quinta edição decorreu durante a cerimónia de entrega dos prémios alusivos ao IV Prémio Literário Nortear e que distinguiu, com o primeiro lugar, a obra "Ver” da jovem escritora portuguesa Sara Brandão.

Esta iniciativa é promovida pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha), pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

O Prémio Literário Nortear tem como objetivos distinguir, anualmente, obras literárias originais; promover o aparecimento de novos escritores, incentivando a produção de obras inéditas no domínio da ficção; incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na Euroregião Galiza - Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras.

Podem candidatar-se ao Prémio Nortear todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, residentes na Euroregião Norte de Portugal ou na Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos. Devendo as obras, escritas nas línguas portuguesa e galega, no género de relato curto/conto, ser enviadas, por correio postal, para o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal.

Regulamento do Prémio Literário Nortear