Notícias
29 Mai. 2019 Apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio Exposições, palestras, reedições de livros e concertos, entre outras iniciativas, marcam a Evocação dos 50 anos da Morte de José Régio, num programa a decorrer até ao próximo ano.


Em 2019, assinalam-se os 50 Anos da Morte de José Régio, figura maior da literatura portuguesa. Natural de Vila do Conde, depois de ter concluído os seus estudos académicos em Coimbra, José Régio lecionou em Portalegre durante mais de 30 anos. Foi escritor, poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura português, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande conhecedor e colecionador de arte sacra e popular. 

Para elaborar um programa comemorativo da efeméride foi constituído um grupo de trabalho que integra as seguintes entidades: 

Direção Regional de Cultura do Norte
Direção Regional de Cultura do Centro
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Câmara Municipal de Vila do Conde
Câmara Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Portalegre
Centro de Estudos Regianos (Vila do Conde)
 
Esta Comissão Executiva vai promover uma Conferência de Imprensa de Apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 11h00.