Notícias
14 Fev. 2019 Antestreia do filme «No Limiar do Pensamento» A antestreia do filme «No Limiar do Pensamento» vai decorrer no dia 24 de fevereiro, na Casa das Artes. Entrada apenas por convite.



A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, a Seção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, em Parceria com as Câmaras Municipais de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, e outras entidades, associaram-se ao projeto do realizador António Sequeira, que reuniu uma equipa técnica internacional, para produzir uma curta metragem de 20 minutos, sobre o estigma e o papel da família na doença mental, com a participação dos atores Paula Lobo Antunes, Afonso Lopes e Maria Eduarda Laranjeira. 

A história, centra-se no dilema: E se o seu filho tivesse esquizofrenia?

A antestreia do filme "No Limiar do Pensamento” vai decorrer no dia 24 de fevereiro, na Casa das Artes, pretendendo-se proporcionar um espaço de convívio que inclui o visionamento do filme e um espaço de debate entre os atores e o público. Entrada apenas por convite.

Trata-se de uma curta metragem que de forma subtil aborda o estigma e o papel da família na integração de uma pessoa com doença mental, os limites entre o amor/necessidade de proteção da mãe, com as necessidades de um jovem, portador de uma esquizofrenia, que precisa de liberdade para continuar a ter uma vida "normal”

Sinopse: Dinis é um adolescente que como a maioria dos jovens da sua idade, deseja ser independente e ir para a universidade. Aos 18 anos foi-lhe diagnosticado uma esquizofrenia, o que dificulta a concretização das suas expetativas. A sua mãe, Madalena, quer que o filho tenha uma vida "normal”, no entanto, também precisa de o proteger de uma sociedade onde ainda persiste o estigma e o preconceito. Será que ela o deve deixar ir para a universidade?

O elenco é composto por três atores principais – A Paula Lobo Antunes (Madalena - Mãe); Afonso Lopes (Dinis – Filho, 18 anos, com esquizofrenia) e a Maria Laranjeira (Irmã de Dinis com 9 anos).

António Sequeira tem realizado curtas-metragens desde os 8 anos. Em 2012, participou num workshop de Verão em Los Angeles na New York Film Academy e em 2013, escreveu e realizou a sua primeira longa-metragem (Casa de Férias). Fez a Licenciatura em Cinema em londres,  na London Metropolitan University, e depois de produzir e realizar vários projetos que foram selecionados para alguns festivais, incluindo o BFI Future Film Festival, recebeu uma bolsa da Creative Skillset para tirar um Mestrado na prestigiada London Film School, onde tem continuado a desenvolver as suas habilidades como realizador e como pessoa. A sua última curta, "Danke", tem sido nomeada para alguns prémios, incluindo, Melhor Drama no Genre Celebration Film Festival, Melhor Filme de Estudante no UK Offline Film Fest e Melhor Realizador nos Prémios Nacionais Cin'Euphoria. Recentemente, a curta foi vendida a um serviço online de streaming, "Festiflix" e apresentada no "Cinemax" na RTP.