Notícias
13 Dez. 2018 Alto Minho debate experiências de valorização económica de ativos culturais e patrimoniais António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, estará amanhã na sessão de abertura do Seminário «Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Perspetivas», a decorrer em Valença.


O projeto Vale do Varosa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte, estará em destaque amanhã no Seminário "Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Perspetivas”, que terá lugar em Valença, numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

A partir das 14h30, o Vale do Varosa participa na sessão temática "Estratégias Territoriais de Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Estudos de Caso”, como um dos projetos convidados, com a comunicação "O projeto turístico-patrimonial "Vale do Varosa": Prémio Internacional AR&PA 2016”.


O objetivo deste seminário é debater temas chave como inovação, tendências tecnológicas e estratégias de promoção e valorização económica e turística de recursos culturais e patrimoniais, através da apresentação de estudos de caso, experiências e boas práticas nacionais e internacionais.

Inserido no projeto "Inova Alto Minho - Qualificação e Inovação dos Sistemas Competitivos Territoriais do Alto Minho”, cofinanciado pelo NORTE 2020, este seminário prossegue a estratégia da CIM Alto Minho, em articulação com os seus Municípios associados, de valorização económica dos principais ativos culturais e patrimoniais com vocação turística no território, tendo em consideração que o Alto Minho é a NUTS III da Região do Norte com maior número de monumentos nacionais classificados.

Esta iniciativa enquadra-se igualmente no presente Ano Europeu do Património Cultural, o qual visa dar visibilidade à importância e transversalidade da cultura e do património em todos os setores da sociedade. Como forma de assinalar esta iniciativa será transmitido um depoimento do coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Guilherme d’Oliveira Martins, destacando-se, igualmente, no decorrer do seminário, a assinatura de um acordo de colaboração entre o Turismo de Portugal e a CIM Alto Minho, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, para efeitos de dinamização do projeto "Aldeias do Alto Minho - Cycling & Walking”.

Programa completo aqui.