Notícias
10 Jan. 2019 Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho Elvira Rebelo, Diretora de Serviços dos Bens Culturais, da Direção Regional de Cultura do Norte, vai participar nas Jornadas Acontece in Loco – Dias de Campo, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de janeiro, com uma comunicação sobre a Paisagem Cultural de Sistelo Monumento Nacional.


O projeto Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho, financiado pelo PDR2020 no âmbito da operação 20.2.4 – Rede Rural Nacional -  Observação da agricultura e dos territórios rurais, tem como objetivos aprofundar o conhecimento das dinâmicas recentes nas aldeias de montanha no Alto Minho, e capacitar os agentes de desenvolvimento rural para trabalhar em rede, partilhar informação e potenciar as dinâmicas de desenvolvimento com base num conhecimento mais atual e integrado dos territórios e das cadeias de valor em que participam.

Sistelo foi a aldeia selecionada como território piloto, desenvolvendo-se aí um intenso trabalho de diagnóstico participado, e de recolha de dados relevantes para monitorizar as mudanças em curso. O projeto envolve sete parceiros (ARDAL, ESA-IPVC, CIM-Alto Minho, Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Associação Florestal do Lima, Territórios com Vida e Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo) procurando articular a escala regional com a escala local, bem como atores com diferentes valências técnicas.

O Acontece in Loco – Dias de Campo, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de janeiro, pretende ser um momento de comunicação dos primeiros passos deste projeto, bem como um espaço de debate e de reflexão sobre alguns pontos já identificados como áreas chave para os territórios de montanha do Alto Minho.

O primeiro dia, na Porta do Mezio, será uma jornada técnica centrada nas questões estratégicas, técnicas e legais da valorização dos produtos endógenos da montanha, essencialmente produções agroalimentares ligadas à atividade pecuária e à pequena agricultura familiar, através da sua venda à escala local, diretamente aos turistas e visitantes ou através da restauração e alojamento nas aldeias.

O segundo dia, em Sistelo, tem como objetivo promover um debate sobre o modelo de desenvolvimento das aldeias de montanha do Alto Minho, e de Sistelo em particular. Sistelo alberga um património natural, paisagístico e cultural de relevo, integrado na Reserva Mundial da Biosfera, Rede Natura 2000 e com uma Paisagem Cultural classificada como Monumento Nacional.

Programa disponível aqui: http://www.portadomezio.pt/acontece-in-loco-dias-de-campo/