Plano de Formação Contínua


No âmbito do seu Plano Anual de Formação Contínua, a Direção Regional de Cultura do Norte promove uma série de ações de formação gratuitas, dirigidas não só ao seu quadro técnico interno, mas também a profissionais ativos do público em geral.

Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, entidade responsável pela organização e certificação dos módulos formativos a concretizar.

Em 2019, o Plano Anual de Formação Contínua prevê ações nas áreas dos Recursos Humanos, Atendimento ao Público, Comunicação, Gestão Comercial e Segurança.

As formações, com duração de 25 horas, têm lugar na Casa Allen, no Porto (Rua António Cardoso nº 175), entre as 09h00 e as 17h30, sendo distribuídas por duas turmas (a decorrer às terças e quartas-feiras).

DRCN| Formação Contínua Certificada

Local: Casa Allen, Porto

Duração: Módulos formativos de 25 horas

Mínimo: 15 formandos | Máximo: 30 formandos

As formações apenas terão lugar caso exista um número mínimo de 15 formandos, pelo que as inscrições estão sujeitas as confirmação.


Formação: Desenvolvimento Pessoal e Performance

Turma 1: dias 02, 09, 16, 23 abril | Horário: 09h00-17h30

Turma 2: dias 03, 10, 17, 24 abril | Horário: 09h00-17h30

Inscrições a decorrer através de formulário online disponível aqui: https://tinyurl.com/yyb6ufe4    

Formação: Gestão de Conteúdos Digitais

Turma 1: dias 07, 14, 21 e 28 maio | Horário: 09h00-17h30

Inscrições a decorrer através de formulário online disponível aqui: https://tinyurl.com/y68afouk  

Conteúdos Gestão de Conteúdos Digitais


  • Marketing viral
    • Conceitos e princípios
  • Plataformas de conteúdos digitais
    • Anúncio digitais
    • Adwords
    • Blogues
    • Fóruns
    • Banners
    • Motores de busca/redes sociais
  • Conteúdos para a Web
    • Web copywriting
    • Meios
    • Formatos
    • Enquadramento
    • Particularidades
  • Marca e os conteúdos digitais
    • Identidade e personalidade da marca
    • Segmentação do conteúdo adaptado ao target
  • Informação digital
    • Conteúdo offline vs online
    • Estrutura de conteúdos
    • Informação relevante para o consumidor
  • SEO
    • Conteúdos para os motores de busca
    • Gamification e storytelling
    • User Generated content
    • Incentivar os consumidores a criar conteúdo
    • Buzz marketing e marketing viral
  • Gestão dos blogues
    • Títulos das entradas enquanto title tag no header
    • Link automático para a página principal em todas as páginas
    • Arquivos e etiquetas
    • Catalogar as diferentes secções
    • Entradas do blog de acordo com o tema e assunto
    • Indexação pelos motores de busca
    • Importância do um texto âncora
    • Seleção das fontes
  • Estratégias e tendências